sexta-feira, 15 de maio de 2009

Media, Canal Up

Achamos por bem destacar este excelente artigo de Mariana Pinheiro, para o Canal UP

"PREMIADA CURTA DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

Que a azeitona vem da oliveira já toda a gente sabe, mas o curioso é que o nome do fruto deu também nome à mais recente curta-metragem realizada por alunos da Universidade da Beira Interior. Porquê Azeitona? Porque nenhum nome seria mais apropriado para um trabalho de homenagem a Manoel de Oliveira. Ele é árvore do cinema português e os cineastas da UBI exaltam alguns dos seus frutos.

O interessante também é que a “Azeitona”, em três festivais ligados à sétima arte, levou de volta à Covilhã cinco prémios. Aventura-se agora em telas internacionais. A curta-metragem de Ana Almeida, Humberto Rocha, João Gazua e Luís Campos, alunos do Mestrado Cinema-Realização, conta as peripécias de uma aluna de Cinema, a Olívia (está claro), pelos corredores da universidade beirã.

A “Azeitona” nasceu em resposta ao desafio colocado a todos os alunos do Mestrado: uma curta-metragem sobre a obra de Manoel de Oliveira. Os quatro alunos da instituição da Beira Interior referem que o guião retrata um pouco o percurso académico de cada um. Todos deixaram a cidade natal para irem estudar na Covilhã, todos foram caloiros e frequentaram a licenciatura em Cinema.

Assim sendo, Olívia, a personagem principal, é uma caloira que vem para a Covilhã em busca da arte do mais velho cineasta vivo. “Azeitona” conta com a participação de alunos da UBI, mas também com o trabalho de alguns actores nacionais conhecidos do grande público. São os casos de Teresa Madruga e Orlando Costa.

Para além das andanças académicas, a curta de 36 minutos conta ainda as histórias de dois romances de diferentes gerações. Grande parte da produção tem o centro da cidade da Covilhã como palco.

A banda sonora foi quase totalmente composta pela norte-americana Arrah Fisher. A ex-vocalista da banda indie “Arrah and the Ferns” e autora do álbum “Evan is a Vegan”, lançado em 2007, aceitou o repto lançado pelos realizadores e compôs sete temas originais. Bruno Vasconcelos, vocalista dos “The Guys From Caravan”, e David Santos aka Noiserv também dão um ar da sua graça na banda sonora da curta beirã.

As faixas estão disponíveis no myspace. O trailer do filme pode também ser visto aqui.

O filme recebeu os primeiros prémios em Novembro no festival Mostrálingua, em Coimbra. “Azeitona” foi distinguido com o Prémio de Melhor Actor, o Prémio do Público e uma menção honrosa. No Ovarvideo de 2008 foi galardoado com o Prémio do Público. Prémio que voltou a receber no UBIcinema 2008

Os jovens realizadores esperam ainda receber mais distinções nos países por onde o “Azeitona” vai passar, ou seja, França (Cannes e Paris), Itália, Chipre, Alemanha e Noruega."

Obrigado Mariana!
Foi um prazer ler o teu artigo!

Sem comentários: