terça-feira, 8 de julho de 2008

Oliveira: Raiz

(Excerto do guião)

"(...)
16 - INT. QUARTO DE OLÍVIA - DIA
Olívia entra em casa. A sua mãe, com os phones postos, dança no meio do quarto. É surpreendida por Olívia.

OLÍVIA
Bravo, Happy Feet!

MÃE DE OLÍVIA
(Falando muito alto)
Que música é esta que vocês ouvem?

Olívia tira-lhe um phone do ouvido.

OLÍVIA
Estás a perguntar-me a mim? Ou ao vizinho da frente?

Mãe de Olívia sorri.

MÃE DE OLÍVIA
(dançando de forma estranha)
É bom. Tem ritmo.

OLÍVIA
Tu é que não... Que dança é essa?

Mãe de Olívia pega na mão de Olívia e apela à dança desta.

MÃE DE OLÍVIA
Há quanto tempo não danças?

OLÍVIA
Queres dizer dançar, dançar? Ou abanar-me como se tivesse Parkinson?

Mãe sorri e põe um phone no ouvido de Olívia.

MÃE DE OLÍVIA
Fecha os olhos.. Andas muito tensa, filha...

OLÍVIA
Tensa, eu? Só sinto o Mundo todo a desmoronar-se, à minha volta... Nada preocupante.

MÃE DE OLÍVIA
Precisas mesmo de aprender a dançar!

OLÍVIA
Ah! E é contigo que vou aprender?

MÃE DE OLÍVIA
Posso não saber muita coisa. Mas dançar é comigo!

OLÍVIA
Ahã! Dá para ver... Só por curiosidade, já alguém te disse que já começou um novo milénio?

MÃE DE OLÍVIA
Não sabes mesmo dançar, pois não? Não tem a ver com estilo. É uma questão de harmonia... equilíbrio... Tens que te adaptar ao ritmo. Sente: Um, dois! Um, dois!

OLÍVIA
Mãe, por favor...

MÃE DE OLÍVIA
Um, dois! Tens de encontrar essa harmonia. És tu e a música. Nada mais interessa. Ela marca o passo e tu deixas-te guiar.

OLÍVIA
Mãe... Estiveste a beber?

MÃE DE OLÍVIA
Quando perceberes isso, vais encontrar a tua harmonia.

OLÍVIA
Ok, estiveste a fumar...

Olívia tira o phone do ouvido e afasta-se da mãe.

MÃE DE OLÍVIA
Tens de saber dançar com a tua vida, filha. Encontrar o equilíbrio.

OLÍVIA
E onde está o teu, mãe?

MÃE DE OLÍVIA
(pára de dançar)
Posso falhar em muita coisa; Ser a mãe mais falhada do Mundo! Mas podes ter a certeza de uma coisa: Nunca nego uma dança quando a vida me pede!

OLÍVIA
Ai vives em... harmonia? A tua vida é maravilhosa, não haja dúvida!

MÃE DE OLÍVIA
Podes crer que sim! Podes crer que sim! È maravilhosa porque tenho-te a ti! Mais milhões de pequenas coisas que me fazem sorrir a toda a hora!

OLÍVIA
Ya: Cannabis, ganza, vodka...

MÃE DE OLÍVIA
(triste) Devias mesmo aprender a dançar...

Mãe de Olívia põe o phone, recomeça a dançar e fecha os olhos. Olívia sai de casa.

(...)"

Sem comentários: