segunda-feira, 23 de junho de 2008

Azeitona, o Merchandising


Já estão disponíveis para venda as t-shirts do filme.
PVP: 10 €uros
Envia e-mail para azeitona.ofilme@gmail.com e reserva já a tua!

Orlando Costa, o Sr. Manuel


O Bracarense Orlando Costa foi o actor escolhido para encarnar "Sr. Manuel", o proprietário da tasca "V Império" e Senhorio de "Olivia".

"Popularizado pela televisão, participou regularmente em séries, novelas ou telefilmes, tendo protagonizado Zé Gato, série de Rogério Ceitil (RTP1, 1979-80). Foi ainda o actor de Contos Mágicos (1985), A Mala de Cartão, ao lado de Irene Papas (1988), A Morgadinha dos Canaviais (1990), Desencontros (1995), Polícias (1996), Ballet Rose de Leonel Vieira (1998), O Fura-Vidas (1999), Capitão Roby (2000), Olhos de Água (2001), João Semana (2005) ou Quando os Lobos Uivam (2006).

No cinema salienta os filmes Coisa Ruim de Tiago Guedes e Frederico Serra (2006), A Filha de Solveig Nordlund (2003), A Dupla Viagem de Teresa Garcia (2000), O Anjo da Guarda de Margarida Gil (1999), Sapatos Pretos de João Canijo (1998), Três Irmãos de Teresa Villaverde (1994), Amor e Dedinhos de Pé de Luís Filipe Rocha (1993), Jogo de Mão de Monique Rutler (1984) ou A Santa Aliança de Eduardo Geada (1980)." in wikipédia

Luis Cassapo, o Zé


O Covilhanense Luis Cassapo foi a pessoa escolhida para interpretar "Zé", o comparsa de "Horácio".

Apaixonado pelo Cinema, e pela arte dramática (formador e encenador dos grupos de teatro amador do Distº. de Castelo Branco nas décadas de 80/90) Luis Cassapo organizou durante anos a SEMANA DO CINEMA EUROPEU, e as 3 primeiras edições do recente FESTIVAL DE CINEMA DA COVILHÃ. Protagonizou ainda as curtas-metragens "Desejos Ocultos", realizada sob a coordenação de José Nascimento e "Crosswalk", de Telmo de Campos Martins, vencedora do Istock Video Contest e do prémio Sapo Videos, do 23.º Festroia - Festival Internacional de Cinema de Setúbal.

domingo, 22 de junho de 2008

Teresa Madruga, a 'Mãe de Olívia'


É com orgulho que comunicamos a mais recente conquista do projecto.
Teresa Madruga, a multifacetada actriz natural dos Açores, será a Mãe de Olívia em "Azeitona".

"Com uma filmografia de quase trinta e cinco títulos, destaca-se o trabalho com realizadores como António Pedro Vasconcelos, Manoel de Oliveira, João César Monteiro, João Canijo, José Álvaro de Morais, João Pedro Rodrigues, João Mário Grilo, Fernando Vendrell, João Botelho, Fernando Matos Silva, Fernando Lopes ou António da Cunha Telles. O seu papel de protagonista no filme do suíço Alain Tanner Dans la Ville Blanche (1983) valeu-lhe o reconhecimento internacional e a participação em produções estrangeiras, nomeadamente em Espanha, França, Itália. Em 1995 apareceu ao lado de Marcello Mastroianni no filme Afirma Pereira de Roberto Faenza (...) é de salientar o Prémio de Melhor Actriz no Festival du Court Metrage de Clermont–Ferrand, pela sua interpretação em D' Aprés Maria de Jean Claude Robert, filme também nomeado para os British Academy Awards e Prémios César do Cinema Francês; o Sete de Cinema para a melhor interpretação feminina em Dans La Ville Blanche.", in Wikipédia

Fernando Taborda, o Horácio


Fernando Taborda foi o actor convidado para o papel de 'Horácio'. Participou na longa-metragem "Esquece Tudo O Que Te Disse" de António Ferreira e na curta-metragem "Pago Para Ver", de Luís Manuel Almeida (uma das 24 curtas seleccionadas em todo o mundo para exibição no "Pangea Day"), entre inúmeros outros trabalhos quer no cinema, quer no teatro.

"Em Galileu Galilei, Brecht eleva a ciência ao estatuto de suprema bússola que explora a intimidade escatológica e contraditória do ser humano. Impressionante e surpreendente é, no entanto, a profundidade com que a interpretação de Fernando Taborda esmaga a peça, estilhaçando-a em fracções de imagens, gestos e missivas. Aos poucos, é o actor que se afirma como o todo que deveria estruturar a peça, porque apaixonado, divertido, perspicaz e íntegro na sua entrega ao papel. Verdadeiro, ele próprio. Uma referência, um ícone incontornável do teatro português.", in Evidence and Chlorine

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Rui Santos, o professor César



Rui Santos foi o actor escolhido para a personagem do "prof. César". Com um percurso de 10 anos na área da representação em teatro e televisão, Rui Santos celebrizou-se pelas suas participações nas novelas “Filha do Mar”, “Anjo Selvagem”, “Saber Amar” e, mais recentemente interpretou Sérgio, o inspector da polícia judiciária na série “Inspector Max”. Em 2007 desempenha o papel de "DR. Duarte Lobo" na curta-metragem Santuário, das produções Mágica Casa.

terça-feira, 17 de junho de 2008

PA, o Director de Fotografia


Pedro Azevedo foi o Director de Fotografia convidado para assumir a imagem do filme.

Pedro Azevedo (1974) tem uma Pós-Graduação em Direcção de Fotografia Cinematográfica pela Escola Superior de Cinema i Audiovisuals de Catalunya - UB (Universidade de Barcelona).
O seu percurso profissional na área do audiovisual começa no ano de 2002 e já conta com inúmeros trabalhos na direcção de fotografia de longas e curtas metragens, videoclips musicais e publicidade. Nos últimos anos tem dedicado grande parte do seu trabalho ao desenvolvimento das tecnologias em cinema digital.

Cúmplices admiradores do trabalho de PA, justificamos a escolha pela sua experiência na cinematografia digital e pela sua óbvia sensibilidade estética.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cláudia, a Protagonista

Cláudia Manuel será Olívia, a personagem principal de "Azeitona".

Cláudia Manuel da Silva com 23 anos é finalista do curso de interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo. Actualmente fez uma pequena formação televisiva e integrou se no elenco do mesmo projecto. Apaixonada também pelo teatro de rua apresenta se assiduamente em feiras medievais e festivais de teatro de rua com espectáculos próprios em conjunto com o seu grupo “Istáminé”.

Após um longo período de ponderação, a escolha recaiu, por unanimidade, na jovem e promissora actriz que se estreará no grande ecrã.




terça-feira, 3 de junho de 2008

Oliveira: Semente

Sinopse
Olívia é caloira de cinema. Recém-chegada a uma nova realidade deixa-se levar pelo espírito académico, envolvendo-se com um estranho. Este é César, o seu inesperado professor de Filmologia, que impõe à turma a realização de um pequeno filme sobre Manoel de Oliveira. Dividida entre as alucinadas visões dos fregueses da tasca do seu senhorio, o carismático Sr. Manuel, e as intelectuais opiniões dos seus colegas em busca do argumento perfeito, Olívia envolve-se num jogo de sedução pouco escrupuloso com o professor César. Para piorar a situação, recebe a inesperada visita da mãe, professora de pintura cuja criatividade é sustentada por… pirolitos!?!?
Conseguirá Olívia desprender-se do preconceito em redor do cinema de Oliveira e encontrar a verdadeira mise-en-scène da coisa?